5 passos para aprender como planejar uma viagem

5 passos para aprender como planejar uma viagem
Rate this post

Que tal aprender de vez como planejar uma viagem? É isso que vamos te ensinar a fazer neste artigo, através de dicas infalíveis que irão te ajudar a tomar decisões muito mais rápidas e a providenciar tudo o que for necessário para sua viagem. A falta de planejamento pode fazer com que as suas férias se tornem um verdadeiro desastre, e isso não está relacionado apenas ao valor que você investiu, pois, muitas viagens caras contratadas por agências também se tornam pesadelos quando não são feitas através de um planejamento.

5 passos para aprender como planejar uma viagem

publicidade

Muitas vezes escolher o destino sem pesquisar se você curte o que aquela localidade tem a oferecer pode ser um erro. Não pesquisar sobre a hospedagem pode ser outro erro, comprar passagens em cima da hora outro erro crucial que pode sim estragar a sua viagem. São várias as etapas para aprender como planejar uma viagem, quando você entender que isso é realmente importante tudo ficará muito mais simples e você poderá realizar cada uma das etapas com muita calma e pesquisar todos os detalhes antes de fechar qualquer contrato.

Passo a passo para aprender como planejar uma viagem

1º Quando e Onde?

publicidade

O primeiro passo para começar a planejar uma viagem é definir quando você pretende viajar e para onde. Está pensando em curtir o verão no Nordeste? Passar 15 dias fazendo mochilão na Europa? Quer fugir do calor brasileiro aproveitando o inverno no Canadá?

O destino e o período da viagem devem ser definidos juntos. Isso porque o período define o valor que você irá gastar, por exemplo, curtir o Nordeste durante o verão é muito mais caro por ser alta temporada. Quem viaja para lá no meio do ano, por exemplo, chega a economizar mais de 50% do valor.

publicidade

E não é só por isso: o clima também pode interferir negativamente na sua viagem. Imagina você passear em Angra dos Reis bem durante as chuvas de janeiro? Com certeza sua viagem será comprometida. Por isso é preciso pesquisar e planejar bem a data de partida.

2º Comprar pacote vale a pena?

As agências de viagem facilitam e muito a nossa vida na hora de saber como planejar uma viagem, porém é perfeitamente possível fazer o trabalho todo sozinho, decidindo cada detalhe da viagem por conta, entrando em contato com os estabelecimentos de hospedagem, pesquisando no submarino passagens aéreas, listando passeios e etc.

A diferença é o tempo que você irá gastar para decidir tudo que um agente de turismo pode fazer por você. Pode parecer complicado, mas não é. E a internet está aí para te ajudar a fazer tudo isso sem sair do lugar. Sites como o decolar com passagens aéreas baratas, CVC.com.br e tantos outros te ajudam a fazer os pacotes em poucos minutos. E em outros sites como os de compra coletiva você ainda encontra valores de pacotes de viagens promocionais.

Tudo o que você contratar exija um contrato que comprove, por exemplo, os depósitos da reserva do hotel, os comprovantes de pagamento da passagem e etc… Esses documentos são muito importantes.

3º Transporte

Além de pensar nas passagens (avião ou ônibus) também é preciso pensar na necessidade de contratar translados, locação de carros e etc. Esses gastos adicionais devem fazer parte do planejamento da viagem.

4º Passeios

O que você irá conhecer nos dias de viagem também deve ser anotado. O passeio é gratuito ou há cobrança de ingresso? Qual o horário de funcionamento? Fica perto do hotel? Como faz para chegar? O mesmo deve acontecer com restaurantes e bares, quanto mais informações você tiver sobre esses lugares, menores serão as chances de você errar nas escolhas. O site TripAdvisor pode te ajudar nessa etapa.

5º O que levar na viagem?

Com tudo decidido e documentado, é hora de se preparar para viajar. Não esqueça de levar os documentos obrigatórios como RG para viagens nacionais e Passaporte para viagens internacionais.

Na hora de montar as malas pesquise se há limite de bagagem e escolha itens essenciais de cuidados pessoais. Alguns aplicativos podem te ajudar a fazer as malas Entre eles o Pack Point ou o Fazer as Malas.

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *