8 Destinos para acampar com a família

8 Destinos para acampar com a família
Rate this post

Acampar é preciso se não a rotina te cansa! As férias estão aí e convidam a todos para momentos de lazer, diversão e descanso. É chegada a hora de para a rotina desgastante e juntar a criançada para cair na estrada. E uma ideia interessante e diferente para passar as férias em família é acampar. E se engana quem acha que isso não é para famílias, pelo contrário é um programa diferente que, com certeza, irá fazer de suas férias muito mais legais e inesquecíveis, principalmente para as crianças.

Como escolher o camping que combina mais com você e sua família

publicidade

Acampar com a família é uma experiência bem gratificante, porém exige um planejamento prévio para que nenhum imprevisto atrapalhe a viagem. O ideal é pesquisar sobre a localidade, e, sobretudo, o camping. Se são marinheiros de primeira viagem, optem por campings com o mínimo de infraestrutura e que não seja tão isolado, para caso esqueça algo ou tenha algum problema inesperado.

As famílias que levam crianças devem se atender ao entretenimento para os pequenos, certifique-se sobre as atividades oferecidas no local, assim como a segurança. A intensão aqui é descontrair, por isso toda precaução é sempre bem-vinda.

publicidade

Veja também: As praias mais bonitas do Brasil

Como organizar um acampamento com a sua família

Muitas pessoas associam acampar como algo sem estrutura, impossível de se realizar com crianças. No Brasil, há inúmeros campings organizados com água, energia elétrica, banheiros com chuveiros quentes que deixariam muitos hotéis e posadas a ver navios. Tem alguns que oferecem piscina, playground, quadras e restauras para fazer de sua estadia a melhor possível.

publicidade

Uma das coisas que vão fazer a diferença para você e sua família quando forem acampar é quanto a organização do acampamento – tanto a escolha do local como dos objetos e utensílios que levará.

Primeiramente, faça uma lista de tudo que sua família irá precisar nos dias que for acampar, para não esquecer nada em casa. Quem opta nesse tipo de aventura pela primeira vez, deve escolher destinos mais próximos para poder levar tudo que precisa no porta-malas. Anote aí os itens essências para acampar com sua família:

  • Barraca
  • Sacos de dormir
  • Colchão inflável
  • Lona
  • Fogaréu a gás
  • Panelas, frigideiras, pratos e talheres
  • Garrafas para armazenar água
  • Lanterna e lampião
  • Papel higiênico
  • Kit primeiros socorros, medicamentos e repelente para mosquitos
  • Bússola e mapa
  • Sacos de lixo

Os 8 melhores destinos para acampar com a família

Acampar em família é uma experiência incrível, ainda mais para as crianças. Isso porque o contato com a natureza é imprescindível para o desenvolvimento dos pequenos, ajudando-os a conhecer o mundo em uma perspectiva diferente, além das telas dos smartphones e tablets.

O contato com a natureza ainda estimula a expansão das conexões entre os neurônios, na apuração dos 5 sentidos e aumentar a sensibilidade. E para proporcionar esses momentos, acampar em família é uma ótima opção. Conheça alguns locais inspiradores para você e sua família:

Cachoeira dos Pretos – Joanópolis – São Paulo

cachoeira dos pretos

A cidade de Joanópolis é uma estância turística situada na Serra da Mantiqueira na divisa com Minas Gerais. Ela também possui uma reserva ambiental de mata nativa, rios e cachoeiras. A Cachoeira dos Pretos é a cereja do bolo e fica a 18 km da cidade, um lugar muito bom para acampar com a família.

Lá, há diversos campings com estrutura impecável que contam com os espaços com grama para armar  barraca, como piscinas, quiosques, restaurantes, cozinha comunitária, sinal de wifi e jipes para os mochileiros conhecerem o local e apreciar a vista.

Praia do Estaleiro – Ubatuba – São Paulo

praia do estaleiro

Para quem mora na capital de São Paulo, Ubatuba é uma opção agradável. Em Ubatuba há vários campings espalhados por diversas praias com estruturas diferentes que atendem a várias demandas de turistas.

É um local próximo a uma vila que podem oferecer várias dicas. O único problema é que não tem água potável, por isso quem for viajar para esse local deve levar bastante água.

Parque Estadual Pico do Marumbi – Morretes – Paraná

Parque Estadual Pico do Marumbi – Morretes

O camping situado no Parque Estadual Pico do Marumbi tem várias opções de ecoturismo para seus visitantes, com escaladas, exploração das cachoeiras, além de contar com uma equipe de apoio, seguranças, bombeiros e guias para auxiliar os viajantes nas trilhas do parque.

Pancas – Espírito Santo

Pancas – Espírito Santo

Localizada no interior do Espírito Santo, a cidade de Pancas oferece um conjunto natural lindo para se conhecer. A Pedra do Camelo, a Pedra Agulha e os pontões constroem um cenário de tirar o fôlego. Ela é um ótimo local para práticas de esportes de aventuras.

Uma opção de camping é Cantinho do Céu que oferece estrutura que atendem toda a família.

Trindade – Paraty – Rio de Janeiro

Trindade – Paraty – Rio de Janeiro

Trindade se localiza na área de Área de Proteção Ambiental Cairuçu e é uma alternativa para famílias que acampam com crianças. A vantagem de se acampar em Trindade é que a vila fica a 30 km do centro da cidade de Paraty com fácil acesso de transporte público. Há inúmeras opção de lazer e contato com a natureza, com praias, cachoeiras e aulas de mergulho.

Parque da Cachoeira – Canela – Rio Grande do Sul

Parque da Cachoeira - Canela

Próximo as cidades de Canela e Gramado está o Parque da Cachoeira. É uma propriedade particular voltada para o turismo que possui 4 cachoeiras, piscinas naturais e um camping tranquilo para curtir em família. Além de acomodações, bares e restaurantes para receber o visitante.

Paraíso Perdido – Capitólio – Minas Gerais

Paraíso Perdido – Capitólio

Localizado em São João Baptista da Glória, Paraíso Perdido é famoso por suas cachoeiras e águas cristalinas, aliás, são 8 quedas e 18 piscinas naturais. Por parecer muito com a Serra da Canastra, Paraíso atai muitos visitantes à procura por tranquilidade e diversão para as crianças.

O local possui camping próprio com gramado sombreado, espaços amplos e suporte.

Vila São Jorge- Chapadas dos Veadeiros – Goiás

Vila São Jorge- Chapadas dos Veadeiros

Um acampamento com vistas para a chapada não é para qualquer um. A Chapada dos Veadeiros é uma área de preservação ecológica com cânions, cachoeiras e minas de cristal. As construções são simples porque o que vale aqui é o contato com a natureza, mas há uma pequena infraestrutura para receber os visitantes e as famílias. O camping Taiuá é uma opção

 

 

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *