As melhores praias de Ilhabela

As melhores praias de Ilhabela
Rate this post

O arquipélago de Ilhabela fica no litoral norte do estado de São Paulo. É considerada a maior ilha marítima do Brasil, além de ser muito conhecida pelos esportes aquáticos – como a vela – e por sua beleza extraordinária, como o próprio nome sugere.

É uma cidade com muito a oferecer ao turista, pois conta com uma estrutura hoteleira bem privilegiada com Resorts, hotéis, pousadas, restaurantes, bares, cafés e um centro bem badalado.

publicidade

A ilha tem um ar despojado que proporciona as férias merecidas em um cenário paradisíaco aos viajantes. A estação mais esperada do ano, o verão, combina com praia, e em Ilhabela, você encontra a combinação perfeita entre mar, vegetação e cachoeiras, e, claro, muita praia.

As praias mais bonitas de Ilhabela

praias de ilhabela

praia de castelhanos – ilhabela

Se seu destino é Ilhabela, primeiro terá que passar por São Sebastião, também no litoral norte de São Paulo e atravessar um canal de 6 quilômetros de largura à balsa. Ilhabela possui 42 praias distribuídas em 128 quilômetros territoriais e 21 mil hectares de Mata Atlântica.

publicidade

A ilha oferece dois lados para o turista conhecer: o lado leste com praias mais deserta, algumas acessíveis apenas a trilha ou a barco, para aqueles que não dispensam uma boa aventura. O outro lado, de frente para o continente, possui um mar mais calmo, perfeito para famílias aproveitarem a praia em segurança.

Além das praias, Ilhabela oferece a natureza como atrativo. Cercada pela Mata Atlântica, a ilha abraça uma rica biodiversidade, e uma cachoeira para se visitar por dia, ao todo são 365.

publicidade

Outro atrativo que chama muitos turistas, sobretudo os mais jovens, é a vida noturna – principalmente em época de alta temporada. Mas, não só de temporada vive Ilhabela, durante todo o ano ela é uma ótima opção para escapar da cidade grande e ter momentos de lazer, descanso e contemplação da natureza.

Com uma receptividade caiçara, infraestrutura de dar inveja e centenas de cachoeiras, o melhor de Ilhabela são as praias. Vamos conferis algumas delas para os eu próximo destino!

Conheça algumas praias de Ilhabela

Castelhanos

praia de castelhanos

Começamos com a mais famosa das praias de Ilhabela. Ela está situada na parte leste e possui quase 2 quilômetros de extensão de praia com um mar claro, ideal para se praticar o surf. Para completar, a praia tem uma lagoa formada por um riachinho de um lado, o rio Castelhano e uma trilha de 40 minutos que leva à cachoeira do Gato do outro.

Mas a aventura começa durante o trajeto para se chegar a essa praia: acesso por barco ou por uma estrada de terra. Para ajudar o turista, algumas agências da própria cidade oferecem o transporte marítimo ou terrestre para chegar à praia.

Bonete

Praia do Bonete

Um bela paisagem rústica com 800 metros de extensão de praia, mar e Mata Atlântica, a Praia do Bonete foi considerado pelo “The Guardian” uma das praias mais bonitas do mundo, porém uma das mais difíceis de se chegar de Ilhabela.

As águas dessa praia são ótimas para quem quer se aventurar em aulas de surfe e para quem não dispensa as águas doce do rio que deságua nela. Em Bonete vive uma comunidade caiçara bem receptiva. Para se chegar nesse lugar, apenas por uma trilha de 4 horas que sai da praia de Sepituba ou a barco. Quem opta pelo barco, tem um tempo de 4 horas para desfrutar do mar, da vila dos pescadores, comer um bom peixe e percorrer uma trilha de 2 horas até a Cachoeira do Poço Fundo.

Curral

praia do curral

Ao sul da ilha, a praia do Curral é a ponto de encontro dos mais jovens. Durante a alta temporada, muitos jovens se encontram nos badalados bares e casas noturnas com tudo que o verão pode oferecer: música, animação e paquera. A vantagem dessa praia é a sua infraestrutura e ser próxima a hotéis famosos.

Jabaquara

praia de jabaquara

Considerada umas das praias mais bonitas de Ilhabela, ela convida os viajantes a deslumbrar as suas belezas ainda na estrada com a vista panorâmica que oferece. Como é a última praia da zona norte acessível a carro, Jabaquara atrai muitos turistas pelos seus restaurantes e águas calmas, limpas e perfeita para mergulho e caça marítima.

Praia da Fome

Praia da Fome – Ilhabela

Ilhabela é muito procurada pelos praticantes de esportes marítimos, isso se deve ao fato de suas águas serem limpas e calmas em sua grande maioria. A Praia da Fome se encaixa nesse perfil. Ela também carrega várias histórias: ali ocorriam o tráfico negreiro e há várias ruínas de senzalas para contar a história. O acesso é por mar ou trilha de 3 horas. Em contraponto com o seu passado, a praia abriga uma vida marítima muito rica. Atenção, no entanto, deve ficar ao seu revelo, perigoso para quem não sabe nadar.

Praia do Engenho D’água

engenho d'água

No centro histórico de Ilhabela está a praia do Engenho d’Água. Ela é perfeita para quem quer praticas esportes náuticos e possui uma escola de vela. Essa praia é indicada para famílias que buscam segurança, tranquilidade e comodidade.

Praia da Armação

praia da armação

Uma praia democrática, assim é a Praia da Armação, situada na parte norte de Ilhabela. Ali, todas as idades são bem-vindas, além dos praticantes de kitesurf e windsurfe. Bons restaurantes e bares são encontradas nessa localidade, não deixando ninguém a ver navios.

Praia da Feiticeira

praia da feiticeira

A Praia da Feiticeira é a mais famosa de Ilhabela, por estar situada entre duas cachoeiras e ser umas das mais perigosas, devido ao seu revelo irregular, em forma de tombo, por isso dev se tomar cuidados com as crianças. Mas, as suas belezas estão tanto fora como dentro d’água, ela é indicada para mergulho.

Praia do Julião

praia do juliao

Entre a Praia do Curral e a Praia da Feiticeira o viajante poderá encontrar a Praia do Julião. Ela está escondida e seu acesso é por meio de pequenas trilhas, que valem muito à pena pela paisagem final.

Praia das Cabras

praia das cabras

A Praia das Cabras é conhecida pelo Santuário Ecológico, fundado em 1992, em que protege diversas vidas marinhas, como baleias, golfinhos e tartarugas. O local ainda disponibiliza sessões de mergulho para o turista. Para quem interesse em mergulhar, é na Praia das Cabras que ocorrem o batismo.

Um pouco mais sobre Ilhabela

Localizado no Litoral norte de São Paulo. Ilhabela é uma ótima opção de viagem, e há quem diga que é a cidade onde ficam as parias mais bonitas de São Paulo. É simplesmente encantadora toda a beleza que ela nos proporciona. Lá além de praias regadas de muito sol, você pode optar pelo inverso, como ter o contato com a natureza em cachoeiras e mata, além de caminhadas

Na realidade Ilhabela já foi um povoado que se chamava São Sebastião, hábito dos Portugueses de colocarem nomes de Santos nas novas descobertas.

Ilha Bela é um antigo e belíssimo conjunto de ilhas que formam o arquipélago de Ilhabela. Paisagens belíssimas bem preservadas pelo fato das ilhas estarem situadas em locais de difíceis acessos, são mais ou menos 11 ilhas e ilhotas e a maior delas é Ilhabela.

A cidade de Ilha Bela São Paulo, é maravilhosa por sua arquitetura e por sua conservação. O turismo é prioridade nesta cidade, com inúmeros hotéis e Pousadas. A mais requisitada e freqüentada por turistas estrangeiros é a Pousada Ilha Bela, não faltam razões para você se hospedar em uma das mais charmosas Pousadas de Ilhabela.

Mapa e localização da Ilhabela e suas praias

mapa e localização da Ilha Bela

Localizada na costa norte do Estado de São Paulo a aproximadamente 200 kms de São Paulo, é banhada pelo Oceano Atlântico.

A ilha é basicamente uma reserva natural gigante, os quase 90% da ilha fazem parte do Parque Nacional, conta somente com uma estrada que vai de norte a sul ao longo do lado ocidental da ilha, a estrada é linda com seus hotéis, casas e restaurantes.

Ilhabela proporciona incríveis passeios por suas 41 praias onde se pode praticar esportes radicais como; snorkel e mergulho, pode visitar destroços de navios que ainda não foram explorados, pode passear pela parte traseira das praias com extensões enormes de floresta exuberante que fazem parte da Mata Atlântica.

Confira também: Pacotes de viagens para as férias de 2017

Todas as praias são lindas mas, a praia de Castelhanos não tem igual é considerada por alguns como a melhor praia brasileira, embora seja um tanto pequena, a água é clarinha e muito bonita é morna, com ondas deliciosas, restaurantes na praia, daqueles que servem aquela caipirinha impressionante, lulas fritas e peixe fresco uma boa maneira para se passar um dia agradável e relaxante.

Bônus: Parque estadual IlhaBela

Parque Estadual de Ilha Bela

Além disso, ela tem um dos trechos mais apreciados da Costa litorânea nacional, que é o Parque Estadual de Ilha Bela que é uma ótima dica para quem quer conhecer enseadas, ilhas e praticar tudo o que o ecoturismo pode oferecer. Suas praias são todas diferenciadas, e em questão de hospedagem, gastronomia e gosto, você realmente fará uma ótima escolha.

Endereço: Praça Coronel Julião de Moura Negrão,, 115 – Vila Centro, Ilhabela – SP, 11630-000
Telefone: (12) 3896-2585

Com uma população de mais 28 mil habitantes, Ilha Bela possui uma riqueza nas paisagens, por isso separamos algumas das melhores fotos para que você possa admirar e com certeza não perder tempo em visitar esta linda cidade, que é vizinha de outras cidades lindas também como Ubatuba.

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *