Cidades Turísticas para você viajar por SP

 

Quando se fala em São Paulo logo vem à mente a imagem de prédios, carros, agitação e poluição. Porém a cidade dos negócios é muito mais que isso. O estado de São Paulo oferece um leque de opções de entretenimento e locais irresistíveis para conhecer. Imagina se aventura por todas essas cidades turísticas dentro do estado de São Paulo?

Há muitos lugares para se visitar, muitas culturas diferentes em uma única cidade. São bairros ícones, como a Liberdade onde é possível encontrar um pedacinho do Japão encrostado entre viadutos e prédios. O Bexiga com toda aquela áurea italiana e uma bonna pasta della nona. E ainda, a Vila Madalena a qual oferece uma infinidade de barzinhos para você ficar numa boa, numa tranquila, numa relax. São museus, teatros, cinemas e parques que formam um espaço cultural extraordinário. Mas, hoje é dia de conhecer além da cidade de São Paulo. Vamos embarcar nessa?

publicidade

Pegando a estrada – Conhecendo cidades turísticas em São Paulo

Saindo da cidade de São Paulo, caindo na estrada, o itinerário apresentado a nós, mostra-se uma diversidade de opções para se conhecer: são praias que não deixam a desejar no quesito beleza natural, com grande diversidade da flora e da fauna.

Tem para quem gosta de montanha, para quem quer curtir um friozinho bacana e tomar um delicioso vinho em frente à lareira.

publicidade

Temos as cidades de estâncias climáticas, produtoras de vinho e muito mais. Como é de esperar, assim como a cidade de São Paulo, as demais cidades do estado também não perdem no quesito democrático – afinal, tem para todos gostos e bolsos.

Campos de Jordão

Campos de Jordão

publicidade

Indo mais ao interior de São Paulo tem a opção de conhecer Campos do Jordão, na região da Serra Mantiqueira. Uma cidade de clima mais frio, de temperaturas que em média chegam a 22 graus e de uma arquitetura baseada em construções europeias, que acabou sendo apelidada de ‘’ Suíça Brasileira’.

Um bom destino pra quem ama o frio e música erudita. Todos os anos acontece o Festival de Inverno com apresentação de orquestras de música erudita.

Se seu negócio é apreciar a gastronomia, principalmente na época do inverno, há inúmeros restaurantes e bistrôs que oferecem menus requintados para aquecer a sua fome. Para os amantes do chocolate, a Fábrica Chocolate Araucária abre visitações às suas instalações e ao Museu do Chocolate. Outra fábrica que abre à visitações é a de cervejas Baden Baden também oferece visitação em suas instalações e degustação do seu produto.

São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga

Despedindo-se de Campos do Jordão, caminhando ainda pela Região do Vale do Paraíba, pode conhecer São Luiz do Paraitinga, com seu centro histórico e o famoso carnaval de rua, com suas marchinhas e famoso Folia do Divino. Tombada como Patrimônio cultural nacional, São Luiz do Paraitinga com uma população de um pouco mais de 10 mil habitantes.

São Roque

São Roque

Do ladinho da cidade de São Paulo, na região metropolitana de Sorocaba está São Roque, conhecida como a cidade do vinho. Ela é uma alternativa para quem procura por um passeio mais romântico, com um ar serrano e não dispensa um bom vinho. Com suas raízes calcadas na imigração italiana, além do vinho, a gastronomia contempla tanto caipira como italiana. Também há um parque de diversão, Mountai Ski Park, e o que mais chama a atenção desse parque é a simulação de neve com uma pista de esqui.

Circuito das Frutas

Circuito das Frutas

Outra região boa de se conhecer é as cidades do Circuito das Frutas, com um turismo rural, que compõe 10 cidades, Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Pra quem procura aconchego e degustação de vários produtos artesanais, além de poder apreciar várias frutas da região, como caqui, morango, figo, pêssego e uva. Além do mais que esse circuito estimula a renda de produtores rurais.

Aparecida do Norte

Aparecida do Norte

Aparecida do Norte e conhecida como a capital da fé e tem como ponto turístico mais visitado a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida – que é considerado o maior templo mariano do mundo-, assim como a passarela da fé, o aquário que possui diversas espécies de água doce como salgada, o bondinho de aparecida e o museu de arte sacra. Além disso, a cidade de Aparecida também tem a famosa feira, que acontece aos fim de semanas.

Ainda vale dar um pulo em Guaratinguetá e conhecer também o Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.

Brotas

Brotas

Se você procura aventura e esportes radicais uma boa cidade para isso é Brotas, com trilhas que levam a cachoeiras, passeios de boia-cross, tirolesa, arorismo, rafiting noturno pelo rio Jacaré Pepira e entre outros esportes.

A natureza é bem marcante e não seria diferente se não houvesse o ecoturismo com uma pegada de educação ambiental e sustentável. Mas, pra quem gosta de astronomia, Brotas oferece o maior complexo de astronomia, o CEU – Centro de Estudos de Astronomia, com um grande telescópio, perfeito para ver as estrelas. Outras atrações são a arte em cerâmica, casa da cachaça e museus.

Holambra

Um paraíso das flores no estado de São Paulo. Um pedaço da Holanda que inspira a todos com suas casas coloridas, e, logicamente, suas flores. Uma época em que a cidade fica cheia é durante a Expo Flora, a maior feira do setor.

Ilha do Cardoso

Longe do agito de Maresias e do Litoral Norte no verão, uma opção fica no Litoral Sul, próximo ao Paraná, a Ilha do Cardoso. Ainda pouco explorado, ela possui 90% do seu território com a Mata Atlântica bem preservada e não tem energia elétrica. Esse local é indicado para quem quer ter uma experiência mais “roots” e com um maior contato com a natureza.

Atibaia

Em Atibaia a 60 km de distância de São Paulo, a Pedra Grande ou Monumento Natural Estadual da Pedra Grande rouba a cena e convida a todos para uma bela escalada e para a contemplação da natureza.

Iguape

iguape

Iguape é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1538, carrega muitas histórias em todos esses anos.  Várias casinhas coloridas coloniais estão bem conservadas e é um ótimo local para quem gosta de história e praia.

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *