Praias de Fortaleza: Guia com fotos e localizações

Praias de Fortaleza: Guia com fotos e localizações
Rate this post

Você ainda não conhece as praias de Fortaleza? Pois saiba que você mora em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza! Já dizia Jorge Ben Jor e louvava com razão as dádivas desta terra tupiniquim. E apesar de belezas naturais serem encontradas em todo o nosso território, o nordeste é a joia mais cara desse tesouro tropical.

O visual incrível do litoral nordestino desperta em qualquer bom viajante o desejo de conhecê-lo. E se sua ideia de viagem inclui paisagens paradisíacas, as praias de Fortaleza são a melhor sugestão.

publicidade

Praias de Fortaleza

A capital do Ceará é alencarina – descrita com perfeição pelo José de Alencar e é uma das mais belas representações do romance indianista da literatura brasileira. Se é indianista, representou a natureza em sua essência mais pura e exuberante, além de representar, entre a fusão do Velho Mundo com o Novo mundo, a figura do primeiro brasileiro – que era cearense.

publicidade

Em seus 290 anos de história, Fortaleza conserva a memória de holandeses, Iracemas e cortejos de maracatu. Mas para além de sua riqueza histórica e cultural, a cidade também é próxima de algumas das praias mais lindas do Brasil e, há quem diga, do mundo. Então, acompanhe esse guia das melhores praias de Fortaleza!

  • Caso você ainda prefira viajar para um lugar frio, clique aqui

Praias de Fortaleza

publicidade

Advertência!

Infelizmente a presença do homem acabou prejudicando as praias de Fortaleza urbanas do litoral que terminaram se tornando impróprias para banho devido à poluição – Praia de Iracema, Praia de Meireles e Praia de Mucuripe. Outro fator que inviabiliza a entrada no mar é a existência de recifes e corais em algumas regiões.

Mas, o banho de mar frustrado pode ser facilmente superado, senão pelas atrações, pela vista maravilhosa destes destinos. Os hotéis na Praia do Meireles oferecem quartos de frente para o horizonte pintado de verde, por exemplo.

É surpreendente como mesmo em uma área urbana o mar possa ter uma cor tão linda como o das praias de Fortaleza. Difícil é saber se é mais bonito do que ver o pôr do sol da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. Agora, se a vista não for o suficiente, uma caminhada pelo calçadão da Avenida Beira Mar ou uma visita na feira de artesanato que ocorre a noite também podem ser um passeio agradável.

A vida noturna não é mais pacata por isso, praticar esportes, curtir um barzinho ou um restaurante também é uma boa pedida no turismo por Fortaleza. Aliás, se desfrutar da gastronomia local está nos planos (e, acredite, deve estar), provar pratos de caranguejo é uma obrigação nas praias de Fortaleza! Mas prefira deixar para as quintas-feiras, é quando os pescadores entregam o produto fresquinho.

Praia de Mucuripe – cartão postal de Fortaleza

Uma das principais praias de Fortaleza cuja visitação vale muito a pena é Mucuripe. Não há divisão clara com o Meireles, então, continuar o passeio até o final da praia e conhecer este reduto da vida caiçara é uma boa pedida. Apreciar o ambiente rústico e o trabalho dos jangadeiros é ter contato com a população fortalense e entender seu modo de vida. E claro, para um turista, um passeio de jangada é indispensável. Além disso, você pode comprar peixes, lulas, lagostas e crustáceos recém-pescados e leva-los nas barraquinhas próximas para serem feitos na hora. E tudo pelo preço mais em conta da cidade!

Praia do Futuro – Ondas, surf e sombra e água fresca

Praias de Fortaleza

Mas não vamos dispensar o banho de mar; pra quem quer dar um mergulho ou pegar uma onda, a Praia do Futuro pode ser o melhor destino pra você. O local já foi estrela de cinema e dá nome ao filme Praia do Futuro (2014, direção de Karim Aïnouz).

São 8 km de praia com direito a dunas de areia clara e fina, piscinas naturais quando a maré baixa, ondas fortes – ideais para a prática de surfe e kitesurfe. Só há uma desvantagem: fica longe do centro e é preciso tomar cuidado com assaltantes, principalmente em período de temporada, quando o número de turistas aumenta.

Mas não deixe de passar por lá por isso, atenção e segurança são necessários esteja viajando ou não. Além disso, há diversas opções de barracas, complexos de estruturas com quiosques, bares e restaurantes, para se divertir. E as barracas oferecem de tudo!

Playground para as crianças, sauna, wifi e até salão de beleza. Há também outras barracas mais isoladas pra quem deseja contemplar o mar com paz e sossego.

Ah, lembra-se que os caranguejos são entregues às quintas? Na Praia do Futuro, as famosas caranguejadas ocorrem neste dia, ao som de muito forró.

Porto das Dunas – Praias de Fortaleza

Já o Porto das Dunas pode ser a opção pra quem deseja um programa divertido e que as crianças vão adorar. O local abriga o complexo turístico Beach Park – conhecido como um dos melhores parques aquáticos do mundo.

Considerado área metropolitana de Fortaleza, a 22 km de distância da capital. Considerada um bairro nobre, Porto das Dunas oferece uma infraestrutura hoteleira completa para que o turista aproveite ao máximo o espaço.

Além do parque, Porto das Dunas é um destino param quem curte surfar! Só falta cair n’água!

Praia de Iracema – Praias de Fortaleza

Sabe aquele passeio ao entardecer para contemplar a vista? A Praia de Iracema é o lugar certo. A praia ganha o nome da índia Iracema, a virgem dos lábios de mel, lembram-se?

A Praia de Iracema abriga diversos eventos e a vida noturna da cidade com muitas casas noturnas para arrastar a chinela.

Praias de Fortaleza – Praia de Meireles

Quem quer aproveitar as férias para descansar, a Praia de Meireles é a sua escolha. Mar calmo, poucas ondas e vento na cara, assim são as características dessa praia convidativa para exercer o dolce far niente.

Leve a sua família porque diversão e muita paz que não falta por lá!

Praias de Fortaleza – Praia do Farol

Nem muito, nem pouco. A Praia do Farol tem um mar não muito agitado e maré sem onda, de quebra dunas e coqueiros. Sabe aquele cenário de cartão-postal? É ali! Não posso esquecer nos quiosques de teto de palha para conferir mais charme ao local.

Praias de Fortaleza – Morro Branco e o Labirinto de Falésias

Praias de Fortaleza

De todas as praias de Fortaleza, atualmente ninguém deixa de registrar nada, e o Morro Branco é impossível não fazer um único registro. Sabe porquê? Ali se encontra o Monumento Nacional das Falésias, com um lindo caminho entre cores e formas.

Você pode curtir Morro Branco de diversas formas: um bom almoço ou um passeio de canoa até a praia, por exemplo.

Veja Também: conheças as mais belas paisagens naturais da Austrália

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *