Os 5 Melhores Destinos do Nordeste

Chegou o verão e com ele a vontade de fazer as malas e ir para o litoral. Aliás, não qualquer litoral, estamos falando do nordeste!

Terra do samba, terra do acarajé, terra do forró, terra do xote, terra do sotaque mais querido, terra do axé, terra de sol – muito sol – terra de praias lindas e de um mar deslumbrante. Se o que você procura é um verão com tudo isso, você já encontrou no nordeste.

publicidade

nordeste

A terra de Alceu, Elba, Gonzaga, Belchior entre outros nomes que cantaram as belezas do nordeste, dos seus contrastes e problemas sociais. Sim, são mundos distintos em riquezas e pobrezas, poderes e misérias que fazem essa região uma das mais enigmáticas. Dizem quem vai para lá não quer mais voltar. Hoje, temos uma sequência de lugares imperdíveis para conhecer!

publicidade

A Região Nordeste

A região nordeste é composta por 9 estados, que vivem em um eterno contraste entre litoral e sertão – o sertão tem muitos encantos,  diversas vezes esquecidos pelo turistas. Uma pena! São cerca de 3 mil km de litoral conhecidos pelo mundo todo pelas suas praias inigualáveis. Reza a lenda que é lá é verão o ano todo e que a alegria do povo que vive por aquelas bandas é interminável, mesmo com tanta dificuldade. Povo forte, pé no chão e severino.

Chega-se a uma conclusão: o nordeste é a combinação de tudo que é bom. E para você, listamos as 5 melhores destinos do nordeste para inspirar a suas férias:

publicidade

Baía do Sancho – Fernando de Noronha

Para começar a nossa viagem, um cartão-postal bem conhecido de todos: Fernando de Noronha, especificamente a Baía do Sancho. E não é à toa que ela é o primeiro destino, ela foi considerada dois anos consecutivos a praia mais bonita do mundo.

A ilha de Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco e é dona de areias brancas, água verde e morna e uma vida marítima fértil – com sua fauna e os mergulhos-, tal como a sua vida noturna.

Para chegar à Baía do Sancho, o viajante pode escolher ir por terra em trilhas ou de barco. O trajeto marítimo é o mais legal, pois podem aparecer golfinhos e tartarugas para dar um alô de boas-vindas.

Alcançar essa praia é complicado, principalmente se você optar pela escada entre as pedras. Cada degrau vale a pena, sim senhor! É importante levar o que vai consumir na Baía do Sancho, pois não há tenho estrutura. Assim que leve água e algo para comer, também traga de volta o lixo produzido.

Porto de Galinhas – Pernambuco

 

A história do nome curioso desse lugar, invade uma história triste do Brasil. Após a proibição do comércio de escravos, um comércio clandestino se formou. E reza a lenda que onde conhecemos como Porto de Galinhas, era um dos portos que recebiam o contrabando de escravos, que vinham dentro de caixas de galinhas d’angolas – daí surgiu o nome.

De um ferida história, surgiu um lugar imperdível para conhecer. Esse contraste com o passado foi superado pela força da natureza e o turismo. Águas surreais, areia branca e banco de corais que durante a mare baixa, formam piscinas naturais.

nordeste

Vida pacata ao longo do dia – sombra e água fresca e compras de lembrancinhas de barro de galinhas – e a noite, agito! Sim, muito forró em bares e restaurantes.

Chapada da Diamantina – Bahia

A Bahia é muito mais que praia e a prova disso é a Chapada da Diamantina. Cravada no coração da Bahia, a chapada é salpicada de grutas, cavernas, cachoeiras, cânions e vales. As cidadezinhas que a compõem têm a sua história da corrida do diamante, daí o seu nome.

Pontos turísticos imperdíveis são o Parque Nacional da Chapada da Diamantina, o Morro do Pai Inácio e a Cachoeira da Fumaça. A imensidão reina essa localidade e por essa razão é preciso pernoitar nas diferentes cidades.

Canoa Quebrada- Ceará

O estado do Ceará é um lugar que possui algumas das praias mais lindas do Nordeste, e na praia de Canoa Quebrada é assim. Ela fica entre falésias, dunas e um mar azul de perder de vista, além da vida noturna ao som de um bom reggae e da batida da zabumba, triângulo e do arrasta-pé do forró.

O viajante pode percorrer as praia em caminhadas e passeios de bugues pelas dunas, passeios a cavalo pela praia e navegar no mar calmo da região. O lugar ainda é conhecido por seus ventos e é comum ver jangadas e amantes do windsurfe deslizando logo à frente.

nordeste

Também tem uma pequena vila com uma infraestrutura bem interessante que oferece um leque de serviços e hospedagens. Como sempre é verão no nordeste, Canoa Quebrada pode ser visitada em qualquer época do ano.

Praia do Patacho – São Miguel dos Milagres – Alagoas

São Miguel dos Milagres é um lugar já conhecido pelo público pela diversidade de suas praias, que são deslumbrantes. Mas, a Praia do Patacho tem um quê diferente das outras.

É uma praia diferente a cada maré. Quando é maré baixa, a transformação da praia se dá com as formações de piscinas naturais de águas mornas e relaxantes, além do habitual cenário de mar azul-turquesa e coqueiros ao fundo – que também são um show.

Sabe qual diferencial dessa praia? Sossego! Como não é tão explorada, não se encontra aquele vai-e-vem de ambulantes, pessoas ou resorts, apenas a tranquilidade de um lugar guardado por Deus, afinal, Ele é nordestino.

nordeste

O nordeste é uma região que vale muito a visita. Há diversidade cultural, natural e turísticas. Então, o convite para conhecer o nordeste  está feito. A proposta é ir além do habitual e se aventurar por lugares novos e incríveis, como o Piauí com a Rota da Emoção, Sergipe a o Cânion Xingú, Maranhão e seus lenções e etc.

Ande por onde caminhou Lampião e seu bando, Suassuna,  Amado e outras figuras. Cante como Gonzaguinha e dance com o Olodum. Permita-se no carnaval de rua, contemple o sertão e sua riqueza!

Confira Também: a Megabarraca Crocobeach em Fortaleza

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *