Os melhores lugares para Viajar no Frio

Há quem goste do calor, do verão e dos dias ensolarados, mas o frio tem uma legião de fãs apaixonados. E se você faz parte desse fã-clube, desfrutar das baixas temperaturas deve estar nos seus planos para a próxima viagem.

Frio

publicidade

Neve, montanhas, chalés e trilhas geladas são as opções dessa lista que agradará amantes do inverno e, até mesmo, aqueles que não simpatizam muito com o clima abaixo de 0°C.

Mas é importante estar atento se sua escolha for um destino de temperaturas extremas. Tempestades de neve, voos cancelados e bagagens extraviadas podem atrapalhar.

publicidade

Alguns cuidados com o frio

Portanto, alguns cuidados são importantes antes de decidir pegar um avião e curtir o clima gelado em outro país. Se você pretende ir passar o inverno no Hemisfério Norte, nada de embarcar de short e regata só porque está muito quente no Brasil. Procure levar roupas que te protejam do frio em sua bagagem de mão; uma segurança caso percam sua mala ou seja necessário descer na pista do aeroporto.

Frio

publicidade

 

Além disso, opte pelos lugares com temperatura não tão radicais; é importante lembrar que as variáveis climáticas não vão lembrar que esta é sua viagem dos sonhos e ninguém iria gostar de passar as férias inteiras presos numa nevasca, não é mesmo?

Rio Grande do Sul – Brasil

A maior parte dos brasileiros não está acostumada com o frio intenso e conhecer as belezas da Serra Gaúcha pode ser uma boa opção para ainda quem nunca experimentou um inverno rigoroso.

Destino estrela: Cambará do Sul

O pequeno município sulista, também conhecido como terra dos Cânions, é onde está localizado o Parque Nacional de Aparados da Serra. Contemplar os cânions e cachoeiras, além de fazer caminhadas e cavalgadas tranquilas pelos vales, são obrigatoriedade nesta viagem. Ah, e não se esqueça de aproveitar ao máximo da culinária local. Os restaurantes apreciam muito o conceito de confort food, pratos caseiros com ingredientes frescos e bem preparados.

Onde ficar

O Hotel Parador Casa da Montanha é uma opção de camping no melhor sentindo conforto que você conhece. São barracas térmicas de luxo, que contém um cama, um vaso sanitário e uma pequena pia – inspirados nos lodges africanos. É uma experiência bem diferente!

Patagônia – Argentina

Conhecer a Patagônia não é uma experiência qualquer. Além das baixas temperaturas do território argentino, a topografia da região também favorece beleza da paisagem.  O lugar é mais do que incrível, é de embasbacar qualquer viajante.

Destino estrela: El Calafate

A pequena e romântica vila às margens do Lago Argentino é um primor para os casais que optaram pelo frio patagônico. O cenário deslumbrante também abriga a geleira Perito Moreno, considerada uma das mais lindas formações naturais do planeta, fica localizada no Parque Nacional dos Glaciares.

Além do forte setor hoteleiro, a cidade possui grandes áreas de camping, além de aconchegantes pousadas familiares afastadas do centro urbano. Há diversas opções de bares e restaurantes, mas não se esqueça de provar da melhor iguaria local: cordeiro assado em fogo de chão e, claro, um bom vinho para acompanhar.

Praga – República Tcheca

Saindo da América do Sul e indo para o Hemisfério Norte, Praga é conhecida pelo seu ambiente bucólico e arquitetura imponente. A capital da República Tcheca, marcada por revoluções e tradições, é linda, divertida e cheia de luz.

Destino estrela: o centro de Praga

As belas praças, cheias de bares e restaurantes são ótimos pontos para curtir o ambiente urbano e a vida noturna da cidade. A neve é a cereja do bolo de sua beleza, mas os dias cinzas podem ser um pouco melancólicos, além de serem mais curtos. Aproveite para visitar o Castelo de Praga, que não é apenas um castelo, mas um grande complexo de palácios, igrejas e museus.

Onde ficar

o hotel Wenceslas Square é uma opção para quem for ficar próximo ao  Nové Mesto- aliás tem uma  vista direta para o museu. O quarto é como um apartamento, com banheira e uma pequena cozinha.

Turim – Itália

O charme e o ar misterioso de Turim são os atrativos da cidade cheia de arte e história. A quarta maior cidade italiana é um importante centro acadêmico e automobilístico. O centro é cheio de edifícios, palácios e praças legitimados como patrimônio histórico da humanidade pela Unesco, além de museus para todos os gostos.

Destino estrela: degustação de vinhos e voo de balão em Piemonte

Obviamente, ir para a Itália e não dedicar um dia para degustação de vinhos é um erro inaceitável. Reserve um tempo para uma excursão particular nas vinícolas em Barolo, uma minúscula cidadezinha, lar do Museu do Vinho, localizado num antigo castelo medieval.  Não se esqueça de reservar o seu voo e balão pela cidade; o passeio dura cerca de 2 horas e a vista panorâmica dos montes italianos é absurdamente impressionante.

Helsinque – Finlândia

Fechando com chave de ouro, Helsinque pode ser sua melhor e mais fria escolha. A paisagem digna de contos de fadas é mágica e atraente, mas conhecer o inverno finlandês é apenas para fortes. Além do centro arborizado, repleto de museus e parques, a cidade também oferece atrações radicais como tours  de trenó pelo ambiente selvagem coberto de neve.

Destino estrela: auroras boreais em Rovaniemi

Este passeio exigirá força e disposição, afinal, mesmo que opte por conhecer a Finlândia no verão, as temperaturas ainda são muito baixas na Península Escandinava –

Ir até Rovaniem, capita da Lapônia e localizada bem próximo ao Círculo Polar Ártico, é uma boa opção para quem deseja contemplar o fenômeno das northem lights. É claro que o espetáculo celeste valerá todo o esforço, mas é necessário fugir da iluminação do centro urbano e estar preparado para enfrentar uma noite realmente fria.

Como chegar

Para quem quer conhecer uma das melhores cidades do mundo para se viver – e o frio por tabela -, uma notícia triste: não tem voos diretos partindo do Brasil. Mas, o aeroporto Helsinki-Vantaa tem voos direto com outras cidades europeias, como Lisboa, Frankfurt, Estocolmo, Londres e Amsterdã. Para outras cidades finlandesas.  A companhia finlandesa Finnair oferece voos para Tampere, Rovaniemi e Turku.

Veja também: Conheça os pontos turísticos do Uruguai

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *