Mochilão: Destinos Nacionais para Mochileiros

Planejar e fazer um mochilão, sem dúvidas é um grande desafio! Gonzaguinha consegue resumir bastante em seus trechos a vida do mochileiro: “Minha vida é andar por este país, pra ver se um dia descanso feliz, guardando as recordações, das terras onde passei, andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei.”.

Mochilão

publicidade

Os mochileiros são muito mais que meros viajantes hospedados em lugares mais econômicos. Motivados pelo sentimento de liberdade, o vento na cara e a vontade do desconhecido, os mochileiros fazem do mundo uma grande janela de possibilidades.

Segundo a Associação dos Mochileiros e Aventureiros do Brasil os mochileiros são viajantes alternativos de todas as idades, nacionalidades e classes possíveis, que amam sair de suas casas para conhecer novas histórias e culturas diferentes.

publicidade

Mochilão

Em síntese, o mochileiro é um viajante independente que planeja sua viagem focando economia, aventura e diversidade. Para isso aproveitam mecanismos que facilitem sua estadia nos locais desejados, dando prioridade para hospedagens e transportes mais baratos como hostéis e até mesmo caronas.

publicidade

A experiência do mochilão nas costas por conta própria é de grande interesse por parte dos brasileiros, prova disso, é o crescimento gradativo dessa prática. Contudo, você já pensou os possíveis lugares para mochilar no Brasil? Um país tropical tão grande e diverso como o nosso, com certeza, reserva verdadeiros paraísos.

mochilão

Mas para isso é fundamental deixar tudo bem organizado antes da viagem. Os mochileiros além de grandes aventureiros são reis da economia, para cada viagem é necessário um planejamento inteiro, com pesquisa de passagens e planilhas.

Para facilitar seu planejamento, preparamos uma lista de destinos nacionais para você, mochileiro:

  • Caso prefira o litoral, confira as melhores praias de Ilhabela aqui.

Mochilão pela Amazônia

A Amazônia representa uma grande esperança na biodiversidade e no quesito de fauna e flora mundial e tem uma importância que vai muito mais além que sua extensão de aproximadamente 8 mil km distribuída em nove países.

A maior floresta tropical do Planeta também é procura de muitos turistas e tem marca registrada por seu nível aventureiro e de certa forma desconhecido.

E você já se imaginou viajando ou fazendo um mochilão por essa maravilha?

Uma experiência com certeza inigualável marcada pelas lindas paisagens e pela riqueza cultural ali presente. Contudo antes de arrumar suas malas algumas dicas são extremamente importantes:

– A região sofre de surtos de malária, febre amarela e tétano, por esse motivo é importante que o primeiro passo é atualizar sua carteira de vacinação.

– O clima quente chegando a passar de 40ª pede bastante proteção, filtro solar, repelente, roupas leves são indispensáveis para quem escolhe esse destino

Manaus pode ser escolhida como a primeira cidade do mochilão, lugar que abriga grandes pontos turísticos como o Teatro Amazonas, o Palácio Rio Negro e o INPA (Instituto Nacional da Amazônia) a cidade apresenta excelente estrutura para os mochileiros. Marcada além pela questão estrutural, Manaus é também conhecida pelos contos populares e lendas famosas como o boto cor de rosa.

Para os corajosos, há também o passeio de Barco entre Manaus e Santarém com embarcações bem rústicas e uma viagem bastante demorada, a viagem é o estimulo principal para quem não tem frescura e quer fugir do habitual.

Além de Manaus e Santarém, Alter do Chão e Belém são cidades importante na rota desse mochilão. As delicias culinárias de Belém somada a maior feira livre da América Latina atrai milhares de turistas, Alter do Chão um pouco mais desconhecida é um paraíso natural às margens do Rio Tapajós, suas praias são consideradas o “Caribe da Amazônia”.

Mochilão pelas Cidades Históricas Mineiras

Respeitada por sua culinária que dá água na boca, Minas é também um lugar que respira História, suas cidades, suas tradições, sua arquitetura barroca, reforçam ainda mais essa fama. Um mochilão por essas cidades históricas é uma boa pedida para quem curte viajar e se divertir pelo tempo e a história do nosso país.

Os pontos recomendados são na maioria os que carregam algum monumento ou espaço nessa vertente histórica. O Planejamento de sua viagem pode começar a partir do site da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, com o intuito de fomentar o turismo no estado, a Associação é uma entidade privada sem fins lucrativos. Por meio da interação com a comunidade realiza o planejamento e a execução de atividades culturais, sempre pensando na questão turismo aliado a educação, a entidade é de grande ajuda para o mochileiro pretende conhecer Minas um pouco mais.

Brumadinho, Congonhas, Diamantina, Tiradentes, São João Del Rei, São Thomé das Letras, Ouro Preto e Mariana, muitas são as opções de destinos no estado de Minas Gerais. Trajetos de Maria Fumaça, museus, igrejas do período colonial, concertos, minas naturais, Aleijadinho e Inconfidência; com uma mistura de requinte, elegância e muita cultura, visitar essas cidades é praticamente uma aula de História ao ar livre.

Um outro importante diferencial neste mochilão é a simpatia do povo mineiro, sempre dispostos a ajudar e sempre com uma prosa muito boa, quem já mochila há algum tempo, sabe que buscar informações é algo extremamente importante afinal por mais que tudo seja planejado fazer amigos e chegar ao lugar correto já facilita a viagem.

Mochilão pelas Praias do nordeste

Em um país tropical como o nosso não poderia faltar nessa lista de mochilão, às famosas praias. Procurada por muitos estrangeiros mochileiros brasileiros, as praias do nordeste trazem diferenciais relevantes se tratando das demais cidades litorâneas do país.

Em busca de tranquilidade boa partes dos turistas e mochileiros encontram uma espécie de relaxamento nas mais variadas praias paradisíacas do nordeste.

Você já deve estar pensando sobre os valores desse mochilão, contudo ainda que pareça impossível muitos turistas conseguem economizar nessa região, a proximidade das capitais facilitando o transporte, o planejamento de custos, a escolha de hosteis ou albergues e a época podem diminuir relativamente os custos da viagem.

Uma mistura de areias branquinhas, dunas fantásticas, piscinas naturais e um mar multicolorido de dar inveja a qualquer Caribe, o nordeste é um próprio paraíso.

Dentre os trajetos selecionados pelos mochileiros estão as diversas capitais e alguns paraísos desconhecido, São Luís (Maranhão), Barreirinhas (Maranhão) Parnaíba (Piauí), Fortaleza (Ceará) Canoa Quebrada (Aracati – Ceará), Natal, João Pessoa (Paraíba), Praia do Forte (Salvador)  entre outros são alguns dos possíveis destinos.  De Longe o litoral nordestino é uma excelente escolha para mochilão, porque além da época do ano, suas belas paisagens, suas praias e o clima quente facilitam a vinda dos turistas.

Veja Também: Conheça 10 Lugares para passar as férias

 

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *