Pontos Turísticos da Croácia

Pontos Turísticos da Croácia
Rate this post

A tão conhecida e ao mesmo tempo desconhecida Croácia, em meio a um grupo de países os quais só ouvimos falar uma vez ou outra naquelas aulas de histórias do colégio ou durante a Copa do Mundo, pode sim ser um dos melhores passeios de sua vida.

Croácia

publicidade

A Croácia tem menos gente morando nela que na cidade de São Paulo, que se comunicam pelo croata – que é considerada muito complicada para os falantes de português. E dizem que a sua costa tem 2600 horas de sol por ano, o lugar mais ensolarado da Europa, dá para perder um destino destes?

Croácia – Praias

Croácia

publicidade

Banhado pelo Mar Adriático, o litoral croata é bastante recortado, com penínsulas, baías e milhares ilhas formando uma paisagem exuberante e digna de fotos de fundo de tela de computador. É só escolher a embarcação que mais agradar você e cair na água em qualquer um dos diversos passeios turísticos desbravadores da costa desse maravilhoso país.

Croácia

publicidade

A Croácia ainda é  companheira da Grécia no quesito praias  deslumbrantes. Aliás, ambas têm ilhas para uma vida toda de visitação, que somadas passam da casa do mil, facilmente. O que difere a Grécia da Croácia, no entanto, é a cor da água do mar. Pensa em inúmeras pedrinhas que brilham que se somar ao azul do mar, fazem seus olhos acreditarem que estão dentro de uma imagem. Outra boa das pedrinhas da areia croata, é que elas são praticamente um foot massage.

Agora, se você não é muito fã de mar ou passa mal do balançar do mar dentro de um barco? Não tem problema!

Se você quer conhecer mais praias pelo mundo, conheça os Resorts das Ilhas Maldivas

História da Croácia

Zagreb, a capital croata e também a maior cidade do país, por exemplo, reúne dezenas de bibliotecas, museus, teatros e construções datadas do Império Romano a serem apreciadas em passeios mais culturais e cheios de história viva. Atrações na cidade é o que não faltam: 20 teatros, 14 galerias e 30 museus. Haja pernas para conhecer tudo isso, hein!

Croácia

O país inteiro aliás parece ter se conservado no tempo e desperta a curiosidade de quem anda por suas ruas.

Tem o Palácio de Diocleciano em Split. São fortalezas e muralhas milenares e cidades como Trogir, Hvar, Castella, Vis, Komiza e Stari Grad, que são velhas, bem velhas. Bom, para quem gosta da atmosfera Game of Thrones, pode se deliciar com alguns dos cenários da série por aquelas bandas.

Imagine o que uma cidade com mais de 6 mil anos de civilização pode contar? Ou melhor, o que as suas ruas, suas arquitetura, sua comida e seu povo podem passar para quem elegeu a Croácia como destino?

Gastronomia da Croácia

A culinária dessas bandas também merece destaque. Mesclando os sabores do mediterrâneo, a autenticidade germânica com uma pitada do paladar refinado eslavo, a Croácia nos traz iguarias como o bosankilonac, um ensopado feito de carne e legumes; o brudet, um cozido feito de peixes e batatas; ou também o mais conhecido chucrute.

Não esquecendo das famosas confeitarias de Zagreb e sua rica tradição na confecção de sensacionais doces feitos com massas (parentes do strudel alemão) recheados de queijo ou maçã, ou então doces feitos de creme como o kremšnita. Os bolos tradicionais da cidade recheados de nozes também não ficam para trás, principalmente acompanhados de um medica (espécie de licor feito com mel fervido).

Croácia – Quando ir?

Os meses que costumam atrair os turistas são de abril a setembro. Contudo, em abril o mar não está para peixe, ou melhor, não está para mergulho. As águas ainda estão frias, mas o céu, esse já levanta sorridente e aberto, principalmente na parte sul, especificamente em Split. Os meses mais caros – alta temporada – são julho e agosto. Quer gastar pouco? Setembro é o mês certo para sua viagem!

Uma passagem aérea para península balcânica varia entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00 em média, são aproximadamente 10 mil quilômetros que certamente serão recompensados. Vários guias turísticos são unanimes quanto o tempo recomendado para a viagem, faça tudo com calma, no melhor estilo slow travel. Experimente 15 dias! Eis aqui algumas dicas de passeios para os viajantes:

Croácia – Principais Destinos

  • Dubrovnik

Cidade litorânea da Croácia localizada no estado da Dalmácia onde se localiza a “Cidade Murada”, patrimônio mundial segundo a UNESCO. Suas muralhas resistem imponentes durante séculos e dão um ar medieval à paisagem, sendo inclusive usada como cenário em filmagens da série Game of Thrones.

  • Hvar

Provavelmente a mais conhecida das ilhas da Croácia, situada nas Ilhas de Dálmatas, Hvar é associada a uma vida noturna  bem interessante e um destino voltado para jovens bonitos e solteiros em busca das férias -ou por quê não final de semana – de seus sonhos. Um ótimo lugar pra se conhecer gente nova, bares e restaurantes até não poder mais.

Os moradores da ilha dizem que aqui os dias são mais ensolarados em comparação as outras ilhas.

  • Split

Ponto de fácil acesso a várias ilhas e inclusive a Itália, Split abriga o glamouroso Palácio de Diocleciano, imperador romano que mandou construir esse complexo para sua aposentadoria, e hoje o lugar abriga cerca de 2 mil pessoas com bares, restaurantes, hotéis, lojas, etc. Mais um cenário de Game of Thrones na Croácia.

  • Lagos de Plitvice

Local considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, é um parque nacional formado por 16 lagos que abrange uma área de 300 km², lá você aproveita de cachoeiras, águas cristalinas e caminhadas por dentro da mata. Um prato cheio pra quem gosta de viagens com contato com a natureza.

Esse lago é um dos pontos que você precisa conhecer antes de morrer, sabe aquelas fotos de fundo de tela que você tem em seu computador, provavelmente o Lago de Plitvice está ali.

Zadar

Já viu mar tocar música? Não, não estou falando das ondas, e sim, de um órgão gigante que é tocado pelo mar. Ele possui mais de 70 metros e recebeu o nome de “morske orgulje”. O seu objetivo foi trazer novamente movimentação turística à região após ser devastada pela guerra.

Croácia – Balcãs

Já que está na Croácia, que tal conhecer Montenegro, Kotor e Budva? Ilhas Sveti Stefan, Tirania, Macedônia e Escópia? Conheça os Balcãs de perto.

É absolutamente uma viagem a qual não tem como se decepcionar. Basta desembarcar em qualquer ilha e apreciar tudo que lhe agrada, e se não for muito do seu gosto, tudo bem, tem outras mil ilhas para conhecer (e não é força de expressão).

Confira Também: Os pontos Turísticos do Egito

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *