As melhores pousadas de Barretos

As melhores pousadas de Barretos
Rate this post

No interior paulista, a 430 quilômetros de São Paulo, Barretos surge no mapa com uma marca só sua: a maior Festa do Peão de Boiadeiro do Brasil.

Além disso, a cidade é popularmente conhecida em toda a América Latina por possuir um dos maiores hospitais especializado no tratamento e prevenção do Câncer. Ambos, Festa do Peão e Hospital do Câncer tem papel fundamental na história, no turismo e no comércio da cidade.

publicidade

Outra opção é o Barretos Country Acquapark, que oferece uma infraestrutura completa que atende todas as faixas etárias e gostos. Esse parque aquático guarda diversas atrações com piscinas, um rio com correntezas, alguns toboáguas, um mini zoológico, as banheiras com águas termais, as quadras poliesportivas, uma hípica e muito mais.

As melhores pousadas de Barretos

As melhores pousadas de Barretos

Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

A história da festa se constrói simultaneamente com a história da cidade. Em meados da década de cinquenta, Barretos era um dos principais caminhos das vias de transporte de gado entre um estado e outro, por esse motivo a cidade era parada obrigatória de muitos peões de comitivas.

publicidade

Com o intuito de dar uma pausa, descansar, fazer a alimentação e se divertirem, os “corredores boiadeiros” como eram conhecidos os peões que faziam esse transporte, em seu momento de folga, mostravam suas habilidades com o gado e se reuniam para o lazer e entretenimento.  É nesse momento que surge a ideia da primeira Festa de Rodeio, a partir da reunião de um grupo de jovens peões com atividades relacionadas à agropecuária, em seu momento de distração.

Eram os peões que esporadicamente passavam pela cidade que se tornavam os principais astros dos rodeios, a festa ainda contava com tradições folclóricas como Catira, Desfile de carro de boi, queima do alho e violeiros. O clube “ Os independentes” também escolhia uma moça para representar a festa.

publicidade

A festa de peão de Barretos nos dias de hoje

Atualmente, a festa mantém a tradição, porém se tornou um mega evento que atrai turistas de todos os cantos para conferir shows de grande porte e rodeios, no melhor estilo country e ao som de muita música sertaneja. Afinal, é na sola da bota e na devoção à Nossa Senhora da Aparecida que o turista ruma até Barretos para curtir a festa.

A cidade é mundialmente conhecida como a Capital do rodeio brasileiro e são mais de um milhão de turistas que visitam a região no mês de agosto atrás da festa do peão, contudo, Barretos tem muito mais a oferecer ao longo do ano.

Ainda falando sobre a Festa, o local onde ocorre as festividades, Parque do Peão, é uma atração por si só.  Projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. O parque possui a arena, um rancho, um espaço para camping, uma hípica, um heliporto, inúmeros comércios e o Monumento do Peão.

Clube Os Independentes

Juntamente com a festa, na mesa de um bar, surge também a Fundação do Clube “Os independentes”, formada pelo mesmo grupo de jovens peões que idealizaram o rodeio, a ideia do grupo era angariar fundos para a realização das festividades da cidade.

Para tanto, como requisito principal os rapazes interessados em participar da fundação deveriam obrigatoriamente ser autossuficientes, ou seja, maiores, solteiros e independentes financeiramente.

Conheça aqui as melhores pousadas de Barretos – SP

Pousada Padre Pio:

Apesar de ter como inspiração o nome do patrono do Hospital do Câncer, a pousada além de hospedar pacientes e acompanhantes em tratamento, também conta com pacotes para eventos como a Festa do Peão.

Hotel e Pousada Nalva

Hotel e Pousada Nalva barretos

Hotel e Pousada Nalva barretos

Localização boa, próxima ao centro da cidade, somado a um ambiente agradável e familiar. A Pousada Nalva conta uma cozinha bem estruturada para preparar suas refeições e tem como característica principal o bom atendimento.

Pousada Santa Cecília

Pousada Santa Cecília

Pousada Santa Cecília

Uma pousada simples mas que não perde no quesito acolhimento.  Apesar de não oferecer refeições no local, o estabelecimento oferece uma cozinha para quem queira cozinhar, além de estar localizada próxima a restaurantes e outros pontos comerciais. Seu diferencial é estar localizada a apenas 2km do Parque Aquático e a 500 metros do Hospital de Câncer.

Pousada Sol e Lua:

Pousada Sol e Lua

Pousada Sol e Lua

Com quartos bem ventilados e arejados, mobiliada e com um sistema de segurança excelente, monitorado por câmeras.  Assim como as demais, tem um preço acessível e está bem próxima ao Hospital de câncer de Barretos, do centro e do shopping da cidade e aproximadamente 8km até o Parque de Peão.

Estância Pousada das Comitivas

Considerada a Pousada Country de Barretos e região, tem como marca registrada o ambiente acolhedor, o turismo rural e uma culinária de dar água na boca. Possui quartos, suítes e wifi, e ainda conta uma área de camping para os clientes que possam preferir uma hospedagem mais perto da natureza.

Pousada Rancho Pau Impé

 Pousada Rancho Pau Impé

Pousada Rancho Pau Impé

Pousada com piscina e salão para 500 convidados e acomodação para 60 pessoas. Um lugar perfeito para confraternizações e grandes eventos.

Pousada Sombra do Jatobá

Um bairro planejado para as chácara, a Pousada Sombra do Jatobá está localizado no Jardim Caiçara em Barretos – SP, uma excelente localização próxima ao centro da cidade e ao Parque do Peão. Com um ambiente amplo, propício para festas, eventos e diversão garantida.

 Pousada Parque do Ipê

 Pousada Parque do Ipê

Pousada Parque do Ipê

Com lanchonete e estacionamento privativo. A pousada Parque do Ipê traz uma mistura de segurança, boa localização e lazer. Próximas a pontos comerciais, com piscina e playground está localizada a apenas cinco minutos do centro da cidade.

Hospital de Câncer Pio XII

Um dos mais conceituados hospitais do país no quesito tratamento e prevenção do Câncer, atende pacientes de inúmeras localidades do Brasil. Devido ao tempo, muitas famílias se mudam para a cidade ou recorrem às pousadas durante o processo de tratamentos dos portadores de câncer.

Apesar do Hospital ser mantido pela união de esforços da população, apoio governamental, iniciativa privada, mais doações de alguns artistas renomados, a criação de pousadas e casas de apoio ao redor do hospital é uma prática bastante comum e que na maioria das vezes ajuda bastante as famílias de cidades distantes.

Para acolher os visitantes, a cidade de Barretos necessita contar com uma estrutura hoteleira bem servida, com diversas pousadas, hotéis e casas de apoio.

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *