Turismo na Grécia: Lugares que você precisa conhecer

Turismo na Grécia: Lugares que você precisa conhecer
5 (100%) 1 vote

Um lugar digno dos deuses, é assim que podemos começar. Como pensar na Grécia e não lembrar de Zeus, Hércules, Atena e todos que habitam o Monte Olimpo dominando o mundo em suas mais diversas características. E mesmo depois dos deuses, a cultura, a política e a língua continuaram dando ares de soberania a este local. Contando com 15 patrimônios da Humanidade pela Unesco, selecionamos alguns locais que você não pode deixar de conhecer nesse passeio: Atenas, Olímpia e as Ilhas Gregas.

A Grécia também cabe no bolso, é um destino que costuma ser mais em conta que em outros lugares do globo. Ela oferece bons preços e uma viagem digna dos deuses. Ah, vá entre maio e outubro para ver a Grécia em todo seu ensolarado sol de Apolo.

publicidade

A TripAdvisor listou alguns pacotes que o ajudarão nessa viagem ou para apenas inspirá-lo.

Lugares para se conhecer na Grécia

Atenas 

atenas

publicidade

O ponto de partida para o turismo na Grécia é Atenas. Sendo que em algumas ilhas, é possível chegar de avião, mas a maioria só é acessível através de barcos, o que favorece que se possa admirar a bela paisagem. Existem passeios saindo dos portos de Pireus e Rafina. As ilhas imperdíveis mais próximas desses portos são Poros e Hydra, muito hospitaleiras e divertidas. Começando por Atenas, a capital da Grécia, berço da civilização moderna. O nome dado em homenagem à deusa da sabedoria não faz por menos ao local: foi lá que Platão, Aristóteles e Liceu filosofaram sobre a vida e o universo.

Atenas possui dois patrimônios da humanidade pela Unesco: a Acrópole e o Mosteiro de Dafne.

publicidade

atenas pontos turisticos

A Acrópole de Atenas está a 150 metros acima do nível do mar e data de cerca de 450 a.C. Dentro da Acrópole estão, entre outros, o Museu da Acrópole, o Teatro de Dionísio, o Templo de Zeus e nada mais nada menos do que o Parthenon, o principal templo em honra à deusa.

Há cerca de 10 km dali está o Mosteiro de Dafne, que apesar do nome, foi erguido em honra ao deus Apolo. Tomado pela Igreja Católica foi remodelado com características bizantinas. O Mosteiro passa atualmente por reformas, pois tem sofrido com a ação do tempo.

atenas grecia

Segundo o TripAdvisor, uma lista escolhida pelos próprios usuários do que se fazer em Atenas, confira no link.

Olímpia

Há 264 km de Atenas está Olímpia, a cidade onde surgiram as Olimpíadas. O local abriga um sítio arqueológico onde está o Estádio Olímpico, um altar em honra a Zeus, onde os campeões eram premiados e um altar em honra à Hera, local onde até hoje é acessa a Tocha Olímpica. Próximo ao sítio arqueológico está um museu com peças da Grécia Antiga.

olimpia grecia

olimpia

olimpia

As Ilhas Gregas

Cenários de filmes e de livros, das mais belas histórias de amor às tragédias gregas, elas estão no imaginário de muita gente.

ilha grega pontos turisticos

Creta, a maior e mais populosa ilha da Grécia, ficou conhecida por ser “a ilha do minotauro”. Localizada há 267km de Atenas, além de oferecer belas ruínas arqueológicas e museus, conta com uma ótima infraestrutura em hotéis e gastronomia. Local de clima mais ameno do que o restante do país, é uma boa pedida para passar férias com a família.

 

Há 306km de Creta está Mykonos, outra famosa ilha grega, cujo nome significa “ilha branca”. Ao contrário da anterior que sugere um passeio tranquilo e acolhedor, Mykonos é o local para quem está à procura de baladas. A ilha é procurada por adeptos do nudismo e de diversidade sexual.

Ainda seguindo na linha das ilhas famosas, vamos para Santorini. Há 200 km de Atenas, o que chama a atenção no local é o capricho da obra humana sobre a natureza: casinhas à beira de penhascos pintadas de branco com cúpulas azuis. O destino é um dos favoritos dos apaixonados para casamento e lua de mel.

vista ilhas gregas

Em tempo: se você não gosta de atividade físicas, talvez não fique feliz em saber que é preciso subir 600 degraus para chegar no centro da cidade… Mas você ainda pode optar por subir de um jeito típico e primitivo: no lombo de uma mula. Mas ao chegar você será recompensado com um museu do vinho, onde é possível degustar diferentes sabores produzidos com as uvas do solo vulcânico da ilha.

ilhas gregas

Entre as ilhas não tão divulgadas, mas de igual beleza e importância histórica estão Corfu e Delos. Corfu, conhecida como “Ilha Esmeralda”, é uma das locações citadas por Homero em “A Odisseia”, obra escrita há quase 3 mil anos. Apreciada desde meados do século XIX pela nobreza europeia, a Ilha conta com a lenda de que o navio de Ulisses teria naufragado na região, durante o seu regresso da guerra de Tróia.

Já Delos está no centro do mar Egeu e serviu de santuário ao deus Apolo na antiguidade. Localizada próxima à Mykonos, segundo a mitologia foi lá que Apolo e Ártemis nasceram. No local pode-se visitar o Santuário de Dionísio e o Teatro de Delos.

Praias das Ilhas Gregas

 

Já quanto as praias, algumas são de areia branca, outras de areia negra ou vermelha. Sendo que algumas das ilhas  são de rochas e cascalhos. As casas brancas parecem penduradas nas encostas e são a marca registrada do arquipélago. Sendo que as ruas são estreitas mas cativantes. Há ainda os cafés ao ar livre que são um programa à parte. Além das tavernas e dos restaurantes típicos que oferecem românticos jantares à luz de velas.

Na ilha de Santorini o destaque fica para uma parte da ilha chamada Oia, um local extremamente colorido, com vistas deslumbrantes para um mar ímpar. Sendo que assistir ao pôr do sol sentado na varanda de um dos bares locais é um excelente programa.

ilha grega

Crete, A maior das ilhas gregas é Creta, considerada o berço da civilização, foi devastada por maremotos causados pela explosão do vulcão de Santorini séculos antes do nascimento de Cristo.

crete grecia

Entretanto a mais famosa, procurada e badalada das ilhas gregas é Mykonos, Onde o agito noturno é tão lendário quanto toda a arquitetura de casas bem preservadas. Na parte central da ilha há um labirinto de ruelas estreitas, de chão de pedra, butiques e lojas sofisticadas. Sendo que Mikonos, é a ilha preferida da comunidade gay.  Um território tradicionalmente livre, no qual há praias onde o topless e o nudismo são comuns.

mykonos grecia

Como chegar às Ilhas Gregas

Há duas opções para chegar às ilhas gregas: avião ou barco. Se a sua escolha é ir pelos ares, a Grécia tem duas companhias aéreas principais: Aegean e Olimpic. Também há as opções de pequenas empresas que fazem voos especialmente na alta temporada: Sky Express e Astra Airlines, que valem muito a pena por encurtar as viagens até às ilhas por fazê-las diretas, ao contrário das companhias maiores que fazem conexão em Athenas.

Agora, quem quer ver de perto o mar de Netuno, as opções gregas para essa viagem são as Ferry e as High Speed Ferries. As Ferry são mais baratas e mais lentas, as Hig Speed Ferries são embarcações mais modernas, assemelhando-se a navios.

BÔNUS: CONHEÇA METEORA, UM MONASTÉRIO CONSTRUÍDO SOBRE A MONTANHA

meteora grecia

Está disposto a andar 5 horas de ônibus para conhecer algo bem diferente? Pois sua viagem valerá a pena: Meteora, que fica há 352km de Atenas é um lugar único no mundo.

Com as invasões turcas à Grécia por volta do século XIII os sacerdotes ortodoxos tiveram que se abrigar em locais cada vez mais seguros. Foi quando eles se aproveitaram do conhecimento do relevo da região e construíram templos milimetricamente arranjados sobre os cumes das montanhas. Não é por menos que o nome “Meteora” vem do grego “meio do céu”.

Conheça também: Pontos turísticos do Egito

BÔNUS 2: UM MUSICAL PARA ALEGRAR A VIDA:

ilha de Esciatos

É apaixonado pelo filme “Mamma Mia”, pelas canções e belas performances e quer saber em que parte da Grécia ele foi filmado? Pois errou quem chutou Mykonos ou Santorini. É ilha de Esciatos, no Arquipélago de Espórades que foi rodado o clássico musical com Meryl Streep.

A melhor época para visitar a Grécia é no período de abril até a primeira quinzena de outubro.

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *